Na mente da Esquerda!
Três princípios para entender essa maluquice.
Prezados, bom dia!
Esse artigo de nome pretensioso pretende colaborar para o entendimento da mentalidade esquerdista.
Afinal, comunista segue alguma lógica?
Aparentemente, a resposta é não!
Porém, com esse texto tentaremos demonstrar que existe um método dentro da cabeça dessas pessoas.
Esse método de organização das ideias dos agentes da esquerda é bastante simples, mas, ao mesmo tempo, é extremamente difícil de se compreender.
Essas sentenças parecem conflituosas?
Sim, mas infelizmente estão corretas.
A (i)lógica da esquerda é muito simples de ser entendida mas, ao mesmo tempo, qualquer pessoa minimamente educada ou por uma lógica aristotélica, ou em um ambiente minimamente moralizador, terá imensa dificuldade em compreende-la, visto que a referida (i)lógica é regida por regras que repudiam a lógica e ferem a moral.
Um paralelo que podemos fazer é este: eu não falo francês. Se me colocarem para trocar informações com um francês, usando apenas o idioma nós não conseguiremos nada.
Ora, português e francês são línguas latinas, regidas por estruturas bem semelhantes (verbos, substantivos, etc); mais ainda, em um sentido mais filosófico, seremos dois seres da mesma raça, usando da mesma ferramenta de linguagem, que inobstante não conseguirão se comunicar.
Por vezes o francês vai falar coisas que posso vir a entender, palavras soltas, e vice-versa.
Mas isso não será uma conversa.
Da mesma forma, conversar com um esquerdista convicto segue a mesma linha: duas pessoas, usando a mesma forma de comunicação, o mesmo idioma (e em alguns momentos parecerá que entendemos coisas um do outro) mas não haverá conversa – ao menos não como achamos que deveria ser…
OC tem razão quando diz que a maioria das pessoas da esquerda é psicopata.
Ele ilustra a questão dizendo que o psicopata (e o esquerdista, por consequência) é capaz de, enquanto espanca o seu inimigo, se vitimizar e dizer que é ele quem está sofrendo uma agressão.
Ninguém jamais viu alguém de esquerda agindo assim, viu?
O cérebro dos psicopatas funciona de forma diferente de nosso.
Logo, nada mais natural que o cérebro dessa gente funcione, para nós, de uma forma aparentemente irracional.
E, não querendo adentrar tanto assim a seara espiritual do texto, eu diria que essa diferença no funcionamento da mentalidade dessas pessoas, em relação aos habitantes naturais do planeta, se dê justamente pelo fato de terem uma origem completamente diferente da nossa…
Enfim, seguem três padrões de comportamento percebidos após muito conviver com esses lunáticos:
 
“Todo diálogo tem como único objetivo o fortalecimento da causa”
Pode ser a conversa sobre futebol, onde entre cada comentário sobre a última rodada do Brasileirão ouviremos loas ao “Professor” Sócrates ou ao Juninho Pernambucano, ou críticas a cultura machista de xingar jogador covarde de viado;
Pode ser no bar com os amigos, onde aquele ex-colega da facul que ainda não saiu da casa da mãe vive falando mal da “ditadura do judiciário” – mas citando sempre a truculência do Sérgio Moro ou, agora, da juíza Carolina Lebbos;
Comunista não tem pausa para o cafezinho.
Até nessas horas – especialmente nessas horas – ele está militando. Quando ele não parece estar militando, podem ter certeza de que, sim, ele está.
Quando comunista vai escutar música, ele não vai escutar música que gosta… (na verdade, comunista não sabe o que é “gostar”)… ele vai escutar música pró-militância, funk, mpb, pablo, vai ouvir e vai dizer que gosta dessas músicas que a Agenda manda.
O que quer dizer isso?
Que as escolhas de um comunista não são levadas pela lógica ou por gosto pessoal, mas sim pela escolha da Agenda Progressiva-Comunista.
Isso não é diferente ao se conversar, debater ou dialogar com um esquerdista, pois os argumentos deles não serão lógicos nem transmitirão seus gostos pessoais, mas sim ecoarão a Agenda, ecoarão um modo de fortificar a Agenda, de mantê-la em evidência, de defendê-la e atacar seus inimigos.
Quando nós, pessoas normais, conversamos com alguém, objetivamos aprender, ensinar, construir, interagir com o interlocutor.
Mesmo quando dialogamos profissionalmente e/ou defendendo uma posição, o outro debatedor sabe disso e há um mínimo de cordialidade entre as partes.
Não é o que ocorre com um comunista.
Comunista não quer interagir ou construir; muito menos aprender contigo. Pode até querer te ensinar (leia-se, te converter para a causa), mas inobstante a aparência das suas palavras ao conversar com você, o comunista quer o que já falei: ecoar a Agenda, fortalecer a Agenda, defendê-la e atacar seus inimigos.
Ou seja, quando um comunista/psicopata fala contigo sobre futebol, quando ele vai tomar aquela cerva com a turma, ele não estará “de boa”: ele estará militando, jogando discretamente temas da pauta da Agenda no meio de uma conversa que era para ser descontraída.
Comunista nunca vai deixar de militar, por mais que misture assuntos mundanos na sua militância para esconder sua intenção – essa questão do disfarce veremos no próximo ponto.
E, entre a lógica e seus gostos pessoais (se é que eles tem isso) versus a Agenda, o comunista sempre vai optar pela Agenda.
Sim, é por isso que o comunista se ofende quando lê qualquer notícia que possa ser vista como machista acerca do casamento do Temeroso com a Marcelinha e, ao mesmo tempo, se emudece diante de histórias similares sobre o Higino e sua falecida esposa.
É por isso que uma turba xingar e cuspir o Cristóvam Buarque (um esquerdista, aliás) em uma universidade é um “escracho”, é “uma atitude válida em um ambiente democrático”, enquanto outra turba xingar igualmente o José Dirceu é um desrespeito, um atentado a dignidade humana, uma “ofensa a democracia” e “uma tática de silenciamento”.
E, nessa esteira, não adianta vocês pegarem seus amigos esquerdistas e expor as semelhanças entre os casos acima descritos. Não adianta fazer PowerPoint, colagem com notícias, escrever apostila. Acreditem, eu já tentei isso. Não vai rolar. Vocês até podem conseguir dar “tela azul” nesses amigos, mas assim que eles derem um reset, o comportamento comunista seguirá todo lá e, ainda, vocês agora estarão rotulados como “o inimigo“.
continua…
  • 8º Passageiro 12/05/2018 at 09:58

    First!

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 09:59

    Second

  • Neco 12/05/2018 at 10:00

    Third

    • 8º Passageiro 12/05/2018 at 10:01

      Pódio fechado!

      Caramba, sério mesmo achei que nunca conseguiria um FIRST! kkkkkk

      Máfia da Poha meu irmão!

      • Ricardão 12/05/2018 at 13:51

        Não pode v

        8º Passageiro
        Pódio fechado!
        Caramba, sério mesmo achei que nunca conseguiria um FIRST! kkkkkk
        Máfia da Poha meu irmão!

        Não pode vacilar quando surge a oportunidade

  • 300esparta 12/05/2018 at 10:00

    Bom dia!

    Estava falando agora com um Argentino aqui na loja.

    O que eu pensava é realmente o que eles tem na cabeça.

    O Macri era para ser o antídoto porém entrou lá e continuou sem fazer nada ou roubando. Agora o caminho está livre pra esquerda entrar e acabar de vez com aquele país. (sim, o Macri é de esquerda tb, mas o povão acredita que ele é a direita)

    O Bolsonaro tem que entrar chutando a porta e dando tapa na cara dos outros. Senão vai dar caminho livre pra volta da esquerda no Brasil do mesmo jeito que lá.

    • Neco 12/05/2018 at 10:10

      Isso todos sabemos. Espero que ele saiba.

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 10:03

    Comunista nem é gente.

  • 8º Passageiro 12/05/2018 at 10:05

    Muito bom texto, parabéns ao Barna e podendo fazer esse breve resumo.

    Somos um pouco parecidos com os comunistas, pois ambos temos pernas e braços.

    Ponto.

    Acabaram as semelhanças.

    • Neco 12/05/2018 at 10:11

      É bem por ai.

  • Neco 12/05/2018 at 10:13

    A coisa mais é converter um comunista. Só se for por milagre.
    Nota 10 pro tópico.

    • DRN 12/05/2018 at 10:17

      Quem tem um mínimo de discernimento e honestidade intelectual deixa de ser esquerdista até 25 anos. Depois disso é caso perdido.

      • 300esparta 12/05/2018 at 10:37

        Surgiu uma dúvida na minha cabeça….

        Pq essa tendência de ser de esquerda na juventude?

        Seria pq a juventude tem cabeça mais aberta e não aprendeu muito com a vida e seria uma coisa natural ou pq passamos por lavagem cerebral / doutrinação no colégio??

        • Neco 12/05/2018 at 10:41

          Muito complicado isso.
          Meu filho de 7 anos tem forte tendências esquerdistas, e não foi doutrinado em colégios, pois sempre acompanhei de perto, então não sei o que é ainda.

        • Ugo 12/05/2018 at 10:41

          A esquerda diz ter valores que são atrativos para os jovens. Vende igualdade, prosperidade, paz entre povos e afins. Vende que você precisa ser contra o sistema. Vende que você fará diferença no mundo.

          Pega todas as armadilhas mentais presentes nos mais jovens (e muitos que se recusam a crescer também). O resultado são essas aberrações que acham que vão mudar o mundo com banheiros unissex.

          • Joselito 12/05/2018 at 11:52

            Terceirizar responsabilidade é sempre conveniente

      • Neco 12/05/2018 at 10:37

        Verdade, mas nem todos que votaram ni mula são assim, a maioria foi enganada e vai dar o troco esse ano.

      • Mister.M 12/05/2018 at 12:21

        Como diz o ditado: “quem não foi comunista antes dos 18 não tem coração, mas quem continou sendo depois é porque não tem cérebro mesmo”.

  • DRN 12/05/2018 at 10:16

    Esse ministério público está TOMADO de esquerdopatas

    https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/segundo-sol-representacao-racial-mpt/

    • PBR 12/05/2018 at 10:30

      O MPT faz isso com a rede goebbels porque sabem que eles também são lacradores e, por conta disso, vão se importar e tentar fazer algo a respeito. Quero ver eles tentaram empurrar essas esquerdices goela abaixo da record ou da band. Eles vão cagar para o MPT, pois sabem que ninguém (além do poder púbico, onde tem cota pra tudo) é obrigado a contratar ou deixar de contratar por conta de raça.

  • Manco 12/05/2018 at 10:46

    Bom dia!
    Papirante sempre bem controlado mandou um PQP para o Paulo Guedes, isso me colocou uma pulga atrás da orelha.

    Fora isso, deflação nos restaurantes, primeira vez em 13 anos (çinal), há quem diga que está melhorando, conhecida que tem em média 800 clientes e ticket médio em torno de R$40,00 reclamando bastante que acabou-se.
    https://g1.globo.com/economia/noticia/alimentacao-fora-de-casa-registra-1-deflacao-em-13-anos-aponta-ibge.ghtml

    • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:47

      Com 40,00 reais aqui em casa eu faço 02 almoços e 02 jantares.

      • Manco 12/05/2018 at 10:49

        From, picos de 3000 clientes, só almoço, em um só lugar, é surreal.

        • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:52

          É muito bom.
          Mas o importante é sempre fluxo de caixa. Sobrar no final do mês. E sobrar muito para fazer reservas e preparar-se para os infortúnios.
          3000 clientes eu atendia ás tardes na padoca.. mas o ticket médio era de 22,50.

          • Manco 12/05/2018 at 10:54

            Dólar e crises em algumas matérias primas drenaram a margem.

            • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:56

              Entendi.
              Mas o IPCA alto tb traria dor de cabeça para ela.
              É um balanço das forças.

          • 300esparta 12/05/2018 at 11:01

            3000 x 22,50 = 67500 x 25 = R$1’687’500,00

            CARACA, tu faturava heim!

            • From_The_Tower 12/05/2018 at 11:03

              mas só na temporada
              fora da temporada é 1.000 a 1.100

            • 300esparta 12/05/2018 at 11:04

              1’687’500,00 mês x12 = 20 milhões!

              Padeiro não é apenas rico, é milhonário!

              • Manco 12/05/2018 at 11:06

                Vender pastel dá dinheiro… a japonesada já sabia disso faz tempo, gourmetizaram e passaram o bastão para os Chinas, pandero é um invasor ehehehe

                • From_The_Tower 12/05/2018 at 11:11

                  começamos em 1980. Receita chinesa.
                  Mas o segredo é uma farinha boa… pinga… um bom cilindro e uma bela escumadeira opressora.

                  P.s. não é tudo isso não… a família é grande e tínhamos que dividir o bolo. 😉

                  • 300esparta 12/05/2018 at 11:14

                    cheguei perto pelo jeito! eaoihaeio

                    Com 2 milhões de faturamento anual já dá pra ter uma vida muito boa, dependendo das margens.
                    Imagina com 15- 20 …..
                    Um dia chego lá e fico rico igual o padeiro.

      • Manco 12/05/2018 at 10:50

        Eu já vi fila de gente dobrar a esquina do quarteirão.

        • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:53

          Mas quando foi isso?
          Você está falando que a conhecida estava queixando-se da queda?

          • Manco 12/05/2018 at 10:55

            Minha resposta acima, teve queda no número de clientes, mas o principal causa foi o dólar e crise em algumas matéria primas.

            • 8º Passageiro 12/05/2018 at 10:57

              Se o aluguel for caro está morta também.

    • 8º Passageiro 12/05/2018 at 10:48

      Jornal da Bund também diz que está melhorando.

      • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:49

        Economia bananense irá se arrastar por anos ou décadas….
        média de 1,2% a.a.
        Zoada não crescerá fortemente.
        Com o mínimo de base na agropecuária e energia não padecerá de fome.

  • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:50

    Valeu a pena o plantão nesse sábado de manhã
    vendi 10 passagens para os EUA
    acordei cedo.

    Agora é hora de varrer o pátio e comprar uma flor para a patroa.
    Feliz dia das Mães para todas as mães do Blog.
    😉

    • 8º Passageiro 12/05/2018 at 10:53

      No pain, no gain.

      Parabéns, Pandex!

      • From_The_Tower 12/05/2018 at 10:59

        #tmj irmão !

    • Bobolha 12/05/2018 at 14:12

      Tower, arruma um preço bom aí para mim: GIG -OPO indo em 10 set e voltando 09 out. 3 adultos, sendo que 1 é apenas ida.

  • Manco 12/05/2018 at 10:52

    Matéria de Abril
    http://eesp.fgv.br/noticias/o-regime-militar-n%C3%A3o-foi-bom-para-o-brasil

    Matéria de Maio
    Aí vem o professor de relações internacionais da FGV dizer que os Generais presidentes autorizavam matar, ah VTNC. Porque a FGV e o professorzinho não fala um pouco do período de ditatudra de Vargas?

  • bolha buritis 12/05/2018 at 11:26

    Bom dia BOB !

    Na minha opinião, comunista é a soma das palavras lixo, verme e desgraça.

    Ps : Excelente debate no final do tópico de ontem.

    • Impedimenta 12/05/2018 at 11:28

      É comiga isso???

      • bolha buritis 12/05/2018 at 11:32

        Sim senhora !

        Morra, Bart !

  • Zé do Faz 12/05/2018 at 11:35

    Neco, te mandei um e-mail.

    Abs

    • Zé do Faz 12/05/2018 at 11:44

      Seu endereço não deu certo. Pode me mandar um e-mail?
      [email protected]

      Aí eu respondo.

      • Neco 12/05/2018 at 15:56

        Não tenho mais aquele e-mail vou te mandar um , a primeira parte é igual, só muda depois do @.

  • Saigon 12/05/2018 at 11:43

    Ano de eleição é terrível.
    Essas porrada estão quebrando o financiamento de muita campanha.

    ‘A 27 DP, com apoio da DHBF, fez agora uma das maiores apreensões de drogas dos últimos tempos no RJ.
    Um caminhão bitruck com toneladas (não se sabe quanto ainda) de maconha. Eles não abriram a mercadoria ainda, mas o motorista já confessou que também há armas dentro.
    Caminhão foi descoberto há 10 minutos neste endereço abaixo e será levado para a cidade da polícia, onde será aberto para que seja feita a contagem do material.’

  • Grandecupincha 12/05/2018 at 11:48

    Prezados, bom dia!

    Olavo tem razão.
    Ele, além de falar que quase todo esquerdista é psicopata, faz referência às pessoas que seguem essa ideologia mas não tem a psicopatia.

    Ele os chama de “Repetidores Histéricos”, ou algo que o valha (faz muito tempo que li isso).

    Repetidores histéricos porquê eles imitam os comportamentos dos líderes comunistas.
    Apontam “machismo!” (por exemplo) para determinado comportamento, sem nunca achar nem parar para pensar se aquele comportamento acusado é, de fato, machismo.
    Gritam “fui vítima!” sem nunca terem refletido se foram, mesmo, vítimas.
    Fazem isso pois o grupo em que se encontram age dessa forma, assim imitando os seus líderes!

    O psicopata é diferente: nas situações acima, ele imita completamente as emoções de quem está sendo vítima, mas ao contrário do repetidor histérico, o psicopata sabe que não está sendo vítima de coisa nenhuma.

    O psicopata sabe que está mentindo, além de ser um ótimo mentiroso, mas faz isso tendo em vista um resultado (como falei, a propagação da Agenda).

    O repetidor histérico já confunde tudo, segue o grupo e efetivamente acha que é vítima, pois afinal é o que o grupo lhe orientou como correto e, embora em seu íntimo ele não se sinta vítima, racionalmente ele se acredite enquanto vítima (diferente do psicopata).

    Exemplo do OC: Higino é psicopata. FHC também. Já o moleque que pixa Mula Livre no muro provavelmente acredite nisso e seja um mero repetidor.

    O que leva pessoas a serem repetidoras (e, assim, comunistas)?
    Olavo diz que a grande força nesse movimento é a sensação de se sentir parte de um grupo, protegido e aceito pelo mesmo.
    Concordo.

    O que OC deixou de dizer, e é minha opinião, é que além dessa questão da aceitação, que é por assim dizer uma questão defensiva, há uma questão ofensiva, na vantagem que o comuno-progressismo oferece de SUPERIORIDADR MORAL de seus membros.

    É como um certificado de superioridade que vc ganha ao ser progressista.
    Assim o movimento joga com a insegurança, com a arrogância e vazio existencial dessa gente (coisa que eles mesmo fomentaram), não dando-lhe um afago, mas sim dando-lhes um palanque para destilar como são bons e superiores aos demais humanos.

  • Jr 12/05/2018 at 12:05

    Bom dia. FIRST!
    https://www.youtube.com/watch?v=bkYPAzPtvoQ
    DIA DAS MÃES ou DIAX DAX MÃIX – Canal Hipocritas

  • 300esparta 12/05/2018 at 12:12

    Façam um teste:

    Coloquem os seguintes nomes e vejam quais vão ficar sublinhados em vermelhos como se estivesse escrito errado:

    Trump
    Bolsonaro
    Obama
    Dilma
    Clinton
    Hillary
    Churchill
    Netanyahu
    Barack

    Dessa lista ai que fiz agora, todos de direita foram sublinhados….

    Os de esquerda, com exceção de Barack não estão sublinhados.

    Será que até nisso tentam esquerdar ou já é algo da minha cabeça????

    • AL 12/05/2018 at 12:38

      Corretores ortográficos de produtos fabricados nos últimos dois anos sugerem tudo em feminino…

      Não, não é algo da sua cabeça.

      • Jr 12/05/2018 at 13:49

        O corretor ortográfico de navegadores como o Chrome e Firefox e editores de texto como Open Office e LibreOffice utilizam um dicionário de colaboração voluntária chamada VERO. Se alguém quiser que Bolsonaro e Trump sejam consideradas como palavras aceitas pelos corretores, basta seguir os passos abaixo.

        “É fácil colaborar, veja. Você observa, ao digitar um determinado texto no LibreOffice, que uma palavra correta ficou grifada em vermelho. Aí você nos envia um e-mail relatando esta palavra. Se preferir poderá juntar uma série de palavras e enviá-las posteriormente. O mesmo vale para palavras incorretas que sejam validadas pelo Verificador Ortográfico.”

        https://pt-br.libreoffice.org/projetos/vero/#comocolab

  • Flyn 12/05/2018 at 12:19

    Ladrões levaram cofre da casa de Paulo Preto, diz caseiro
    https://www.oantagonista.com/brasil/ladroes-levaram-cofre-da-casa-de-paulo-preto-diz-caseiro/
    kkk sumiço de provas…

  • Kike 12/05/2018 at 12:29

    Pessoal, vejam esse relado do cara contando como ele foi recrutado no ensino médio por uma agente comunista disfarçada de professora, parece que ele quase virou um maconheiro vagabundo mas depois caiuu na real: http://www.blockchainsupertrader.com/2018/04/postagem-numero-100-evolucao-da-minha.html

  • paulo 12/05/2018 at 12:38

    cvr desabafo
    empresa que eu trabalho está mui mal das pernas. eu já quero sair há um bom tempo mas o acúmulo de fgts desestimula uma saída. após conversa com minha gerência imediata, solicitei férias através de um sistema web e já fui alocado em casa. pois bem, as férias começavam dia 8 e eu estava tranquilo, fazendo planos. ontem, 11, o rh negou as férias via sistema e eu fiquei com 4 faltas. Não há mais tempo para solicitar ajuste de ponto. O gerente volta na segunda e prometeu que vai resolver.
    Do jeito que aconteceu, eu sou o imbecil que faltou quando as férias ainda não estavam liberadas. Agora o que vai rolar é que eu não vou solicitar férias novamente. Se o RH quiser que ponha compulsórias. Eu vou me apresentar para trabalhar com minha poker face e a empresa que se vire se não há serviço para mim.
    É pessoal, a gente tenta fazer acordos no fio do bigode igual fazia lá na minha terra no nordeste… Brasília não e confiável

    • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:57

      Zoado isso aí

    • Mephistopheles 12/05/2018 at 14:12

      Fique esperto que nem FGTS ou iNSS devem está recolhendo.

  • Polaco 12/05/2018 at 12:44

    Estou pensando em dar um tratamento completo pra minha mãe deixar de fumar amanhã ( adesivo nicotina) acham que é uma boa?

    • Bolhicio 12/05/2018 at 13:54

      Como fumante… Acho que depende mais da pessoa do que dos outros. O apoio conta, mas esse vício é foda, abstinência braba no processo.

      Procure sobre champix é o remédio que fez o carioca do pânico largar. Em breve vou entrar nesse tratamento.

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:52

    Caramba, Chitãozinho e Chororó cantando evidências com o Ultrage a Rigor no programa do Gentilli… ficou da hora KKKKK

    • AL 12/05/2018 at 12:56

      Imagina de a turma do sertanejo 80/90 está fefiz com o sertanojo universitário/Roubanet?

      Zezé de Camargo foi só o primeiro.

      Não duvido que toda a turma das antigas declare apoio ao Mito.

      • Manco 12/05/2018 at 12:58

        Gustavo Lima é da nova geração e já gritou.

        • AL 12/05/2018 at 14:18

          Isso aí, muleque esperto.

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:54
    • AL 12/05/2018 at 12:58

      Raciocina, geral doido por uma pena de morte, aí a grobo fala que militares exterminam inimigos perigosos.

      O que o povão vai querer???

      Valew rede bobo, muito obrigado por contribuir com a nossa causa!!!

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:56

    Trump
    Bolsonaro
    Obama
    Dilma
    Clinton
    Hillary
    Churchill
    Netanyahu
    Barack

    • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:56

      Trump
      Bolsonaro <- Sublinhou
      Obama
      Dilma
      Clinton
      Hillary
      Churchill
      Netanyahu <- Sublinhou
      Barack

      • Pobre Paulista 12/05/2018 at 12:57

        Era reply pro 300

        • Polaco 12/05/2018 at 13:03

          Corretor do word?

  • Manco 12/05/2018 at 12:58

    Sobre o tópico CVR LInkedIndo Ugo, além do risco de processos na doação de restos tem um problema que acontece hoje em dia, se você doa os restos os funcionários produzem mais para ter mais restos, consequentemente mais doações.

  • From_The_Tower 12/05/2018 at 13:17

    Margareth Tatcher sobre o que é ser de direita
    https://www.facebook.com/tradutoresdedireita/videos/1707635885988626/

    • From_The_Tower 12/05/2018 at 13:18

      *Thatcher

  • Polaco 12/05/2018 at 13:25

    É no mínimo curioso a Cia soltar os arquivos sobre Geisel agora… Mas acho q só tão dando corda pra esquerda se enforcar… Aguardando a opinião do papira

    • Manco 12/05/2018 at 13:26

      É informação pública, já estava disponível desde 2015 se não me engano, porém a mídia brasileira está usando só agora.

      • Polaco 12/05/2018 at 13:28

        Hmmm, então… Pq agora? Oqq mudou nos bastidores? Bolso no 1 turno?

        • civilizado 12/05/2018 at 13:36

          olha , li não sei aonde que já colocam o mito em 1º lugar no Rio!!

        • From_The_Tower 12/05/2018 at 13:37

          É desespero.
          Eles sabem que o bananense está mais atento aos militares … o que fizeram… o que pensam hoje em dia… etc.

      • From_The_Tower 12/05/2018 at 13:28

        e pergunta se algum jornalista bananense leu na íntegra os documentos….
        😉

        • Polaco 12/05/2018 at 13:29

          Tem o link ? Vou ler depois …

          • From_The_Tower 12/05/2018 at 13:34

            Não tenho.
            Mas se eu ver na Internet eu posto aqui.

  • civilizado 12/05/2018 at 13:32

    Boa tarde!!! em relação ao tópico….Aliás, mui bom Barna!!……. queiram ou não…o esquerdismo anda de mãos dadas com mal….tudo que é contra a moral e bons costumes,família,ordem,progresso,paz,felicidade,harmonia, etc,etc,etc…e fundamentalmente Deus , está a favor da esquerda…….no entanto sabemos que a maioria esmagadora são esquerdistas para terem ventagens, seja no âmbito financeiro,material e no poder através de cargos, posições destacas na sociedade… fazem qq coisa!! como diz Salomão em Eclesiastes ..”vaidade de vaidades!É tudo vaidade”…e sabemos que não só o corpo é vendido…a alma tb….e isso essa gente não leva em conta….só orando mesmo, por essas pessoas!!

  • PapiranteSalg 12/05/2018 at 13:39

    Os Patrocínios Ocultos para o Instituto de Gilmar Mendes

    https://www.diariodobrasil.org/os-patrocinios-ocultos-para-o-instituto-de-gilmar-mendes/

    • bolha buritis 12/05/2018 at 13:44

      Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

      Milhõezinhos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • civilizado 12/05/2018 at 13:47

      hummm……acho que era isso que ele temia….por isso o desespero em salvar o mula..

      • bolha buritis 12/05/2018 at 13:50

        Acho que tem os doleiros também.

    • 8º Passageiro 12/05/2018 at 14:00

      O filho dele ganha 30k no senado.

      Comprou uma cota no valor de 12kk.

      Não, tudo normal.

      Vocês ficam vendo coisas onde não existe, eu hein.

      Vai um reles mortal como nós esquecer de pagar 1 real no IR.

      Cana no outro dia.

      #MR.DollyFree!

  • Longa Manus 12/05/2018 at 14:05

    Polaco
    Estou pensando em dar um tratamento completo pra minha mãe deixar de fumar amanhã ( adesivo nicotina) acham que é uma boa?

    Polaco, vai aqui minha contribuição.

    Fumei durante quase trinta anos. Um maço por dia.
    Hoje sou ex-fumante já faz 5 anos.

    Tentei medicamento chamado BUP e também goma de mascar. Nao obtive efeito.
    Resolvi tomar Champix e PAREI DE FUMAR EM 4 DIAS!

    Você provavelmente vai ter que encomendar. Faz na Pacheco em qualquer filial e eles informam onde buscar.

    Tem que ser o CHAMPIX TRATAMENTO COMPLETO que dura 3 meses. Mas em uma semana já nao dá vontade de fumar pois corta a ligação química entre o cérebro e a nicotina.

    Parar de fumar foi uma das maiores vitórias em minha vida! Uns param sem medicamentos, caso da minha mãe, ex-fumante de 67 anos. Já meu pai se foi, aos 71 e era fumante.
    O medicamentos e caro, mas funciona.
    Também recomendo o livro EASY MÉTODO FÁCIL DE PARAR DE FUMAR, pois te ajuda a ficar consciente do mal que a nicotina faz.
    Boa sorte.

  • Impedimenta 12/05/2018 at 14:14

    Seus GOUPISTASSSSSSS

  • windville 12/05/2018 at 14:15

    Boa tarde Folks,

    Ótimo texto Barna, é bem na linha do trabalho do do Dr. Lyle H. Rossiter exposto no livro “A Mente Esquerdista. As Causas Psicológicas da Loucura Política”.

    Ontem fiquei pensando no comentário do Cupincha sobre as áreas de exatas serem a nova fronteira de ideias progressistas como eram as sociais da década de 60/70, em especial na computação. Realmente eu tenho percebido uma tendência nesse sentido, só verificar o que tem sido publicado tanto nessas terras como fora. A ciência é deixado de lado para focar em outros assuntos.

    E para verem como a coisa vai longe como estamos parece regredindo quanto a questão da universidade ser uma espaço para discussão e embates, o pessoal conseguiu se superar no bizarro, depois do “save places”, agora temos o “cry closet”! Eu deixo a explicação dessas coisas para os psiquiatras e psicólogos do blog.

    “Universidade cria ‘armário do choro’ para alunos estressados com o fim do semestre”
    Fonte: https://bhaz.com.br/2018/05/09/armario-do-choro/

    • From_The_Tower 12/05/2018 at 14:17

      ah vão carpir um lote

      • windville 12/05/2018 at 14:39

        Bem por aí From! Aproveitando a deixa, hoje eu fiz isso hehehe!

  • Polaco 12/05/2018 at 14:16

    https://www.oantagonista.com/brasil/luciano-huck-anuncia-o-tinder-voto/

    Hmmmm mutreta pra gerar base de pessoas/opiniões

  • civilizado 12/05/2018 at 14:19

    Longa Manus…esse site dos Adventistas é mui bom!!!…vale apena dar uma olhada…confira!!…não falam em religião,não fazem pregação..é pra qq pessoa interessada em largar de fumar…curso mui famoso!!Como deixar de fumar – Adventistas.org
    https://www.adventistas.org/pt/saude/projeto/como-deixar-de-fumar/

    • civilizado 12/05/2018 at 14:21

      rsrsrs…é pro POLACO!!!

      • Polaco 12/05/2018 at 14:23

        Valeu!

  • Polaco 12/05/2018 at 14:24

    Como diz o narrador do campeonato Brasileiro 96… Qui lindo!

    https://twitter.com/atrambc2/status/995347892360663040?s=19

  • bolha buritis 12/05/2018 at 14:29

    Corridinha ao vivo

    ADAC Zurich 24h-Race 2018 | International Livestream ?

    https://www.youtube.com/watch?v=NxOzJPBhlVY

  • Kurt 12/05/2018 at 14:35

    Boa tarde.
    Neco pira!
    revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/noticia/2018/05/novo-ciclo-solar-prenuncia-inicio-de-uma-pequena-era-do-gelo.html
    Não obstante essa mini era do gelo deve ser só uma ” marolinha” não uma nova era glacial, tipo nevar em Salvador.

    • Kurt 12/05/2018 at 14:40

      É o que nos esperamos, pelo menos

    • windville 12/05/2018 at 14:41

      Mas e o aquecimento global? Falácias em todo lugar.

      • Formiga atomica 12/05/2018 at 15:10

        O aquecimento global é bem peculiar, esquenta os pólos e congela o restante do planeta. o.O

    • civilizado 12/05/2018 at 15:51

      esta revista é totalmente evolucionista bem como a super interessante é. tb…national geografic…

    • Neco 12/05/2018 at 16:00

      Boa tarde gente.

      Eu não torço por mini era do gelo e nem nada disso, apenas procuro mostrar os fatos.

      Os dados estão todos ai, a mídia não vê pq não quer:

      https://sandcarioca.wordpress.com/2018/05/11/nasa-as-manchas-solares-estao-desaparecendo-mais-rapido-do-que-o-esperado/

      Mas não vai cair neve e nem congelar aqui no PR, pode sim durante uma frente fria, mas logo volta ao normal.
      O Brasil será menos atingido.

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 14:40

    O Bandidos vão ter que pensar muito com o fim do desarmamento.

    https://twitter.com/paulacamara_/status/995333627889311745

    • Formiga atomica 12/05/2018 at 15:08

      Quando a presa está armada, o predador dorme com fome.

  • bolha buritis 12/05/2018 at 14:49

    TL

    Reportagem Especial – O plano de Jair Bolsonaro

    https://www.youtube.com/watch?v=dka_nQHAlCQ

  • bolha buritis 12/05/2018 at 15:21

    PM wins !

    Perseguição de perder o fôlego Palio 1 4 da PM x FOX roubado!

    https://www.youtube.com/watch?v=UoTx-4nQQrM

  • Gerson 12/05/2018 at 15:37

    Eu quaaaaase virei um comunista vadio no ensino médio, por sorte minha “tutora” uma professora uspiana foi embora pra Grécia que quebrou anos depois! Kkkkkk! Lá no meu site eu conto essa história na postagem de número 100. Meu site: blockchainsupertrader.com

  • Neco 12/05/2018 at 16:13

    Zé, mandei o mail.

  • Neco 12/05/2018 at 16:21

    Aquele vídeo que postaram acima da mulher dando um tiro no bandido quase a queima roupa, esta bombando no face, e praticamente 100% dos comentários são a favor da atitude dela.

    Os esquerdopadas vão tomar uma derrota tão grande que vão ficar anos se perguntando o que aconteceu.

  • Bolhicio 12/05/2018 at 16:21

    Longa Manus

    Polaco
    Estou pensando em dar um tratamento completo pra minha mãe deixar de fumar amanhã ( adesivo nicotina) acham que é uma boa?

    Polaco, vai aqui minha contribuição.
    Fumei durante quase trinta anos. Um maço por dia.
    Hoje sou ex-fumante já faz 5 anos.
    Tentei medicamento chamado BUP e também goma de mascar. Nao obtive efeito.
    Resolvi tomar Champix e PAREI DE FUMAR EM 4 DIAS!
    Você provavelmente vai ter que encomendar. Faz na Pacheco em qualquer filial e eles informam onde buscar.
    Tem que ser o CHAMPIX TRATAMENTO COMPLETO que dura 3 meses. Mas em uma semana já nao dá vontade de fumar pois corta a ligação química entre o cérebro e a nicotina.
    Parar de fumar foi uma das maiores vitórias em minha vida! Uns param sem medicamentos, caso da minha mãe, ex-fumante de 67 anos. Já meu pai se foi, aos 71 e era fumante.
    O medicamentos e caro, mas funciona.
    Também recomendo o livro EASY MÉTODO FÁCIL DE PARAR DE FUMAR, pois te ajuda a ficar consciente do mal que a nicotina faz.
    Boa sorte.

    Longa, estou me concentrando pra começar com o Champix, ja tentei BUP, mas igual a voce, não deu certo. Com o BUP eu larguei de boa, quando tirei o medicamento voltou a abstinencia, tudo….

    Se puder compartilhar mais da sua experiencia com champix me interessa. Por se tratar de uma coisa que faz bem pra saúde, imagino que possa interessar a outros leitores do blog, e peço gentilmente que compartilhe aqui. Mas se preferir um canal mais direto me encontra em bolhicio arroba gmail ponto com

  • Polaco 12/05/2018 at 16:28

    Longa Manus

    Polaco
    Estou pensando em dar um tratamento completo pra minha mãe deixar de fumar amanhã ( adesivo nicotina) acham que é uma boa?

    Polaco, vai aqui minha contribuição.
    Fumei durante quase trinta anos. Um maço por dia.
    Hoje sou ex-fumante já faz 5 anos.
    Tentei medicamento chamado BUP e também goma de mascar. Nao obtive efeito.
    Resolvi tomar Champix e PAREI DE FUMAR EM 4 DIAS!
    Você provavelmente vai ter que encomendar. Faz na Pacheco em qualquer filial e eles informam onde buscar.
    Tem que ser o CHAMPIX TRATAMENTO COMPLETO que dura 3 meses. Mas em uma semana já nao dá vontade de fumar pois corta a ligação química entre o cérebro e a nicotina.
    Parar de fumar foi uma das maiores vitórias em minha vida! Uns param sem medicamentos, caso da minha mãe, ex-fumante de 67 anos. Já meu pai se foi, aos 71 e era fumante.
    O medicamentos e caro, mas funciona.
    Também recomendo o livro EASY MÉTODO FÁCIL DE PARAR DE FUMAR, pois te ajuda a ficar consciente do mal que a nicotina faz.
    Boa sorte.

    Muito obrigado, vou pesquisar sobre esse champix

    • Formiga atomica 12/05/2018 at 16:33

      Não era melhor procurar um médico especialista em tabagismo?

  • Grandecupincha 12/05/2018 at 16:33

    Prezados,

    Para compreensão da língua inglesa, gramática mesmo, vcs recomendam que leitura?

    Infelizmente não terei tempo para fazer um curso.

    Meu vocabulário e bonzinho, mas gostaria de aprender as regras e tal, para escrever nesse idoma.

    • Bobolha 12/05/2018 at 16:42

      Esqueça as regras. Ouça muito. Repita. Ouça. Repita. É assim que se aprende inglês. Fazendo assim, derrepente perceberá que estará PENSANDO em inglês.

      • civilizado 12/05/2018 at 16:43

        mas se é pra escrever artigo, não adianta ficar repetindo…

        • Grandecupincha 12/05/2018 at 17:27

          Não não civ, é só para facilitar a compreensão, a leitura. Realmente me falta prática, meu inglês já foi bem bom

          • civilizado 12/05/2018 at 17:34

            hummm…ta certo, quer aprimorar…

    • Bobolha 12/05/2018 at 16:44

      E faça MUITAS leituras. De todo o tipo. Porém a principal leitura deve ser de um assunto que você gosta e domina. Minha esposa sabia ZERO de inglês. Em um ano e meio, lendo a Bíblia, os estudos bíblicos e as pregações, ficou craque.

      • Grandecupincha 12/05/2018 at 17:19

        Muito obrigado bobolha!

    • civilizado 12/05/2018 at 16:44

      até onde eu sei os bons livros que ensinam regras são totalmente em ingles

  • Ugo 12/05/2018 at 16:52

    #BREAKING Man stabs several random people in a street in #Paris. Multiple people injured and according to initial reports at least one has died.

    • Grandecupincha 12/05/2018 at 17:20

      Não vamos nos precipitar

  • 8º Passageiro 12/05/2018 at 16:54

    Ele morreu, ele morreu, ele morreu!!!!!!!!!!!!!

    Isso é que é mulher, fala sério:

    https://www.oantagonista.com/sociedade/video-mae-pm-reage-assalto-e-mata-bandido-na-frente-da-filha-em-sp/

    • civilizado 12/05/2018 at 17:01

      esse ta servido cafezinho pro capeta , sentadinho no colo!!!

    • Formiga atomica 12/05/2018 at 17:11

      Este é o verdadeiro empoderamento feminino. Calibre .40

      • Alta Mogiana 12/05/2018 at 17:17

        Graças a Deus só o bandido foi atingido. Mas na linha de tiro estava uma criança e uma mãe (atrás do bandido). Sorte que ela avançou a arma no peito do bandido não tendo como escapar da linha de tiro. Parabéns pela policial.

        • Alta Mogiana 12/05/2018 at 17:19

          Ao ser atingido a policial também correu um grande risco de ser atingida pelo bandido que estava com a arma apontado para ela; só não disparou. Realmente, dessa vez, Deus protegeu a policial.

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 17:12

    Gostei desse comentário kkkkkkkkkkkk

    Carlos Naves disse: 12 de Maio de 2018 às 17:05
    Ferrou agora a narrativa Vermelha: É Mulher…É Policial…Defendeu crianças e alvejou Bandido, vítima da Sociedade…..O que dirão os Vermelhos? Cri..Cri..Cri….

    entre na conversa

  • Polaco 12/05/2018 at 17:15
    • AL 12/05/2018 at 17:20

      ????????

      O dia está sendo difícil pra esquerda kkkkkkkkkkkk

      • 8º Passageiro 12/05/2018 at 17:33

        Venceremos todos os dias, e de novo e de novo e de novo……

        GO MITOOOOOOO

  • AL 12/05/2018 at 17:19

    Já recebi pelo whats o vídeo da loira empoderada kkkk.

    O Mito vai nadar de braçada nessa!

    DEUS VULT!

    • Bolhicio 12/05/2018 at 17:21

      Viu o outro onde tinha um casal subindo na moto pra sair, chegaram os noias, o homem conseguiu balear um, e quando ele caiu baleado a mulher começou a socar e chutar o ganso?

      • AL 12/05/2018 at 17:25

        Não kkkk

      • Bolhicio 12/05/2018 at 17:27

        Tá na mão
        -https://drive.google.com/open?id=1JwPgekeQ6EWntvaCmUtlQ7xgCLR2fPrE

        O video não tem imagens muito fortes, é tranquilo.

      • From_The_Tower 12/05/2018 at 19:15

        eu vi agora
        foi lindo !!!

    • Grandecupincha 12/05/2018 at 17:29

      Pô AL, ela pisa no quadril do vagabundo, chuta ele, tá nem aí, se eu visse isso aí ao vivo a pedia em casamento!

    • Final Countdown 12/05/2018 at 17:40

      ssaleva de bandido indo de encontro a lenin tá legal

  • civilizado 12/05/2018 at 17:29

    ATAQUE A FACA EM PARIS
    SALVAR
    Mundo 12.05.18 17:04
      
    Um homem que portava uma faca atacou várias pessoas em Paris, perto do Teatro da Ópera, região repleta de turistas.

    Ele foi morto pela polícia, mas, segundo a imprensa francesa, matou uma das vítimas e feriu outras oito.

    • 8º Passageiro 12/05/2018 at 17:29

      A revolta das adagas voadoras!

    • AL 12/05/2018 at 17:36

      Puta merda, é isso que acontece qdo os homens de um país se tornam viados esquerdistas.

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 17:36

    Dizem que muitos professores são vermeios … será que estão colhendo os frutos que plantaram? Não sei se esse é vermeio … mas sei que muitos são. E talvez esse seja mais uma vítima dos colegas professores vermeios.

    https://www.facebook.com/SargentoFahur10/videos/1710981155665504/

    • Final Countdown 12/05/2018 at 17:56

      cara, é o preço
      depois que a esquerda corrompeu minha profissão, me afastei dela e arrumei outras fontes de renda
      e avisei a todos que ia dar merda
      simples

      • AL 12/05/2018 at 18:03

        Uma coisa é certa, esse sujeito deveria apanhar na rua qdo reconhecido.

      • Alta Mogiana 12/05/2018 at 20:54

        Também deixei essa profissão no início desse milênio pelos mesmos motivos.

    • Mordecai 12/05/2018 at 17:58

      merece repost kkkkkkk

      • AL 12/05/2018 at 18:00

        Esse fica isento de rubinhada kkkk

        • Formiga atomica 12/05/2018 at 18:13

          Al é verdade que a .40 é para impedir o avanço, a 7,62 transfixa e a 9 mm arregaçada tudo?

          • Mephistopheles 12/05/2018 at 18:18

            Desejo de Matar facts

          • Bobolha 12/05/2018 at 18:29

            Depende, depende e depende. Sim, .40 é uma baita pancada, mas depende muito da distância. 7,62 transfixia, porém como a enercia cinética é muito maior que na 5,56 e o projétil tem o centro de gravidade em um ponto que ele “tomba” e aí o choque hidráulico é imenso. Por isso que se vê um pequeno orifício de entrada e um rombo na saída. 9mm é um calibre leve, eficaz até no máximo uns 50m.

            • Bobolha 12/05/2018 at 18:30

              *energia cinética

              • Formiga atomica 12/05/2018 at 18:32

                Obrigado.

          • AL 12/05/2018 at 18:42

            Discussão difícil e povoada de folclores como o stopping power.

            Primeiro deve-se levar em consideração a finalidade do emprego, depois entram questões como o tipo de projétil utilizado (encamisado, hollow point, côncavo…).

            Mas temos aí alguns fatos.

            O 7.62 não somente transfixará o oponente mas os seus fragmentos ou projétil inteiro podem transfixar paredes. É um calibre avassalador que gera uma cavidade temporária monstruosa, existem muitos testes com gelatina balística no Youtube.

            Procure por imagens de ferimentos de raspão de 7.62 no Google. A coisa é feia.

            O .40 é tido como um calibre de excelente stopping Power, mas como disse, para muitos especialistas isso virou folclore. Mas eu não gostaria de levar um tiro de .40 HP, pois em geral é morte certa.

            Para falar do 9mm sugiro a leitura do caso do tiroteio de North Hollywood, acho que é nisso, onde o FBI levou uma coça de dois vagabundos bem armados e recorreu ao 10mm como resposta.

            Mas retornou ao 9mm pelo desgaste causado as armas. Custos, sempre eles…

            Mas temha isso em mente, tudo começa no tipo de emprego proposto, passando pelo projétil e seguido da carga. Pesquise por esse caminho.

            • AL 12/05/2018 at 18:47

              Se quiser se divertir vá no Youtube e procure por munição R.I.P.

              • Formiga atomica 12/05/2018 at 18:49

                Obrigado.

            • Bobolha 12/05/2018 at 18:55

              Isso aí. Eu considero um excelente calibre o .357 Magnum. Porém tem que ter um pulso muito forte porque é difícil manter o alvo na mira depois de um par de tiros. Fiz um treino com 50 disparos em sequência e ao final minha performance caiu muito.

              • AL 12/05/2018 at 18:59

                Exato, o tira vai levar em consideração a capacidade de municiamento, influenciada pelo diametro da munição, o recuo e a manutenção de visada após cada disparo.

                O assunto é extenso pacas.

                Esse instrutor faz umas comparações interessantes, tem muitos vídeos de teste.

                https://youtu.be/7coOsM7l9CE

    • Polaco 12/05/2018 at 18:12

      bah, no meio do peito… kra deitou a la james brown…

      • Polaco 12/05/2018 at 18:14

        Ele ainda xingou ela de FDP…

        • AL 12/05/2018 at 18:49

          É aquilo, faz a merda, se fode e ainda fica putinho pq sabe que se fudeu.

          Eles podem atirar, mas querem ser presos sem levar chumbo, para em seguida serem soltos na audiência de custódia.

          Por isso digo que com o Mito e excludente de ilicitude para os policiais a vagabundagem vai rodar bonito.

          • Oriundo 12/05/2018 at 21:33

            Predador à vista….

          • Strike 12/05/2018 at 21:49

            Eles já assimilaram o discurso esquerdista nas ações deles…

    • AL 12/05/2018 at 19:00

      Ótimo, postei isso uns dois anos atrás.

      Temos que relembrar sempre.

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 18:38
    • windville 12/05/2018 at 18:47

      Rubinou PP, mas tá valendo muito bom o vídeo!

      • Pobre Paulista 12/05/2018 at 18:57

        Merece repost 😀

        • AL 12/05/2018 at 19:01

          Video isento de rubinhada kkkk

  • bolha buritis 12/05/2018 at 19:05

    Acabei de ver o vídeo da PM que matou o desgraçado .

    Linda imagem. Muito emocionado.

  • bolha buritis 12/05/2018 at 19:10

    Leudo ao vivo

    Geisel e Figueiredo: A crítica que joga a eleição de outubro no COLO de Bolsonaro

    https://www.youtube.com/watch?v=UbJirUMHJ6I

    • bolha buritis 12/05/2018 at 19:21

      Leudo falou que 1000 militares vão participar da eleição.

  • From_The_Tower 12/05/2018 at 19:12

    “Tower, arruma um preço bom aí para mim: GIG -OPO indo em 10 set e voltando 09 out. 3 adultos, sendo que 1 é apenas ida.”

    Esse apenas ida necessariamente precisa viajar junto?

    me escreva em [email protected]

    podemos pensar em usar milhas nesse caso (só ida)

    • From_The_Tower 12/05/2018 at 19:16

      Reply para Bobolha

      • Final Countdown 12/05/2018 at 20:28

        ssapohha de só ida é furada…
        sai caro…

        • From_The_Tower 12/05/2018 at 21:29

          Mas com milhas não sai caro.
          Existem vários caminhos.
          😉

    • Bobolha 12/05/2018 at 21:15

      Sim. Meu filho vai morar em Portugal.

      • From_The_Tower 12/05/2018 at 21:28

        Legal … então me escreva … segunda feira eu te mando uma cotação.
        Boa noite.

  • Zé do Faz 12/05/2018 at 19:19

    Neco

    Zé, mandei o mail.

    Te respondi.
    Se gostar da ideia, compartilhamos.

    • Neco 12/05/2018 at 19:20

      Saindo pra igreja, depois eu vejo.

  • From_The_Tower 12/05/2018 at 19:19

    OFF
    Pessoal , muito cuidado com e-mail fake do Multiplus Fidelidade. Os golpistas aproveitaram a transição do site da LATAM para mandar e-mail afirmando que o número de conta mudou. Não acreditem. O número Multiplus Fidelidade continua sendo o CPF e ou para os mais antigos… a conta antiga.

  • Zé do Faz 12/05/2018 at 19:43

    Começando a noite light by Doc.

    Chris Isaak – Wicked Game
    https://www.youtube.com/watch?v=cO80or3luyA

  • Zé do Faz 12/05/2018 at 20:13

    A internet inteira dando os parabéns para a POLICIAL que mandou o bandido pra vala.
    RIP esquerda.
    Menos um cabo eleitoral do PSOL.

    • From_The_Tower 12/05/2018 at 20:17

      Muito bom.
      A mulher foi muito bem. Rápida e efetiva.

    • civilizado 12/05/2018 at 20:28

      pois é tem uns que queriam casar com ela….hummmmmm…vamos analisar a seguinte situação cotidiana na vida do cara casado …ele ta em casa já lá pelas 10 da noite ai ela chega…..ai ele cheio de amor pra dar convida pra dar uma..ai ela tira os coturnos, tira a arma da cintura, tira a farda e ai ele vai pro abraço….rsrsrsrs que romantico…..

    • Pobre Paulista 12/05/2018 at 20:31

      Perdi essa, cadê?

      • Pobre Paulista 12/05/2018 at 20:31

        Achei

        • Pobre Paulista 12/05/2018 at 20:33

          Que coisa linda

          • bolha buritis 12/05/2018 at 20:40

            Merece Tópico !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Calmo 12/05/2018 at 21:04

    Para os que querem parar com o tabagismo.

    Anos 80, fuma 3 carteiras de carlton por dia (hoje o equivalente a 20 bolsonaros)
    Na época a Sadia (onde prestava serviços), trouxe uma equipa da OMS para palestrar sobre o assunto.
    Eu fumava, minha esposa esposa fumava, minha cunhada (linda) fumava e minha sogra (arg) fumava.
    Fomos em 3 palestras na semana para reforçar o desejo de parar.
    Eu, esposa e cunha paramos. Minha sogra continua até hoje e não morreu.
    (mas vai se Deus quiser)
    Já está em grau avançado de falta de ar..
    Mas a imagem que mais me marcou na desistência do cigarro foi 2 motivos.

    1 – Nas palestras havia uma sequencia de slides (isso existia na época) em que os médicos apresentavam um fumante em vários estágios de amputação.
    Primeiros as pernas, depois os pés e braços, por fim os membros inferiores completos.
    Ai o médico palestrante falava. ” Parou de fumar”

    2 – Meu primogenito nasceu com 7 meses em pleno mes de junho (inverno) para nós aqui. E o médico pediu para não fumar perto do meu filho por que ele não estar com os pulmões formados. Aí a vergonha bateu forte em me ver fumando a uma temperatura de 0 grau fora de casa e fedendo prá caralho.

    • Mister.M 13/05/2018 at 00:12

      Meu pai fumou durante uns 25 anos e dizia que não conseguia parar. Foi diagnosticado com câncer aos 4x e do dia seguinte em diante nunca mais colocou um cigarro na boca, faz quase 20 anos que parou e está curado graças a Deus. As pessoas que eu conheço que realmente quiseram parar conseguiram. As que usam o cigarro como muleta psicológica não. Agora, se quer fumar, gosta, fume com convicção sem mimimi no melhor estilo Olavo de Carvalho. Pior coisa é ver o cidadão tragando um cigarro e dizendo “to parando,fiz uma promessa,acabando essa carteira eu paro”.

  • From_The_Tower 12/05/2018 at 21:34

    Canal Hipócritas está muito bom
    Dia das Max

    https://www.youtube.com/watch?v=bkYPAzPtvoQ

    • Pobre Paulista 12/05/2018 at 22:13

      Merece dois reposts.

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 21:43

    Yotubers da direita se unindo

    Esdras ( o rapaz da tosse) e DOM WERNECK
    https://www.youtube.com/watch?v=uY8_dYUXy7o

    • AL 12/05/2018 at 21:55

      Esse Don Weneck, metendo o maljo no Bolsonaro, não é de direita nem a cacete.

      • Strike 12/05/2018 at 21:58

        Esses caras só falam merda…

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 21:46

    Jair Bolsonaro

    @jairbolsonaro
    4 minHá 4 minutos

    – Vamos revogar isso em 2019.
    – Faremos o Brasil grande.

    https://twitter.com/jairbolsonaro/status/995463732640800768

  • Strike 12/05/2018 at 21:47

    Boa noite! Galinha tá querendo voar de novo…
    Comércio super lotado esses dias…
    Não dá pra parar o carro em lugar nenhum…

    • Alta Mogiana 12/05/2018 at 21:49

      Pois é. Últimos suspiros! Enquanto o limite permitir.

  • Zé do Faz 12/05/2018 at 21:53

    Gentili tem umas sacadas muito foda.

    Essa pra cima do Karnal (fdp) foi foda:

    https://www.youtube.com/watch?v=GdvtH84Pz6Q

  • Strike 12/05/2018 at 21:54

    Pandero, tu tem uma agência de viagem???

  • Steve Harris Bolhista 12/05/2018 at 22:08

    – Vamos revogar isso em 2019.
    – Faremos o Brasil grande.

    https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/posts/1066941520121500

    • Steve Harris Bolhista 12/05/2018 at 22:10

      Male Brasil Great Again

  • Cash-for-crash 12/05/2018 at 22:10

    Fala negada. Boa noite.

  • Cash-for-crash 12/05/2018 at 22:13

    Vai um rock de responsa ai. Quem gosta vale conferir outras musicas.
    Rival Sons –
    https://www.youtube.com/watch?v=l9uByiM7vkQ

  • Formiga atomica 12/05/2018 at 22:13

    Vídeo isento de rubinada

    https://youtu.be/VEGzdqeUMpM

    • Cash-for-crash 12/05/2018 at 22:17

      Bom demais!

    • Pobre Paulista 12/05/2018 at 22:30

      Só jogar um inseticida que as baratas saem correndo

  • Knight-Doc 12/05/2018 at 22:21

    Salve, 300! Deus Vult ?⚔️??

    • Cash-for-crash 12/05/2018 at 22:22

      Fala Doc. Tudo bem?

    • AL 12/05/2018 at 23:36

      DEUS VULT!

  • Alta Mogiana 12/05/2018 at 22:37

    Política do Pão e Circo | Viagens de Clio

    https://www.youtube.com/watch?v=uImHVhejFcc

  • Pobre Paulista 12/05/2018 at 23:31

    “Any AI smart enough to pass a Turing test is smart enough to know to fail it.”

    ― Ian McDonald, River of Gods

  • Setembrochoves 12/05/2018 at 23:39

    No G1 tá falando que o cara deu 2 tiros nela antes:

    1º – errou
    2º – arma falhou

    Não sei se se é verdade, se o G1 está querendo desconstruir o que essa mãe fez e atribuir à sorte e falar que ela não deveria ter reagido.

    Se foi isso mesmo que aconteceu, Deus Vult

    • Seu Juquinha 13/05/2018 at 00:15

      Porra nenhuma, no vídeo dá pra ver claramente que ela pegou ele de jeito.

      • Mari 13/05/2018 at 00:18

        Ela teve o cuidado de chegar perto dele e atirar.

        Impressionante o controle, a noção dela.

        • Polaco 13/05/2018 at 00:36

          Deu um coice forte nela… que arma será q era?

          • Mari 13/05/2018 at 00:41

            Vish Polaco, aí é com os moços daqui, eu não entendo rs

            Mas ela foi excelente, o animal poderia ter atirado em qualquer criança ou mãe ali.

            Para chegar como chegou, no meio de tanta mãe e crianças, ele saiu de casa a fim de causar e sem a menor noção, e ela foi exata e precisa para conter o marginal.

  • Neco 13/05/2018 at 00:01

    Grandecupincha – vc viu o que postei ontem sobre controlar forças do mal?

  • Mari 13/05/2018 at 00:14

    The Rolling Stones – Gimme Shelter (Live) – OFFICIAL PROMO

    https://www.youtube.com/watch?v=8kl6q_9qZOs

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 00:26

    UI…O Moro não toca no PSDB aiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/justica/sergio-moro-determina-abertura-de-inqu%C3%A9rito-contra-beto-richa/ar-AAxaKax?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

    O juiz federal Sergio Moro determinou que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito para investigar se o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB-PR) favoreceu a Odebrecht na licitação da rodovia PR-323, na região noroeste do estado. Moro assumiu a investigação depois que o tucano deixou o governo do Paraná e perdeu o foro privilegiado.

    Segundo informações do portal G1, que teve acesso ao despacho sigiloso, o juiz deu prazo de 30 dias para que a PF e o Ministério Público Federal (MPF) deem continuidade às investigações.

    O caso envolvendo Richa voltou a repercutir nos últimos dias, após o vazamento de um áudio no qual o ex-chefe de gabinete do tucano, Deonílson Roldo, pede que a Contern Construções, empreiteira ligada ao grupo Bertin, participe da licitação ofertando um preço maior que o da Odebrecht para perder a disputa propositalmente. O blog Veja Paraná teve acesso à gravação feita por Pedro Rache, presidente da Contern.

    • Mari 13/05/2018 at 00:30

      Né? kkkk

      Ainnn mimimi

      O Sergio Moro é sensacional, é um reforço para essa narrativa ir caindo por terra.

      • Polaco 13/05/2018 at 00:35

        Pior é que o Beto Richa não precisava ter se sujado, o berço do berço já era esplêndido….

  • Mari 13/05/2018 at 00:37

    Mick Jagger & Tina Turner It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It) Philadelphia 1985

    https://www.youtube.com/watch?v=l0whZ5J9hlM

  • Polaco 13/05/2018 at 00:38

    Les Brown – Soul Parasites (Pessoas Tóxicas/Negativas) – Legendado PT-BR

    https://www.youtube.com/watch?v=76boWF_yyoI

    • Mari 13/05/2018 at 00:47

      Interessante!

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 00:55

    Boa noite. O blog ficou indisponível, foi xvirus do meu espertofone ou foi geral?

    • Mari 13/05/2018 at 00:58

      Aqui tá normal, Papiso.

      Boa noite!

      • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:00

        Boa noite Papisa. Deve ter sido aqui então.

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:02

    Variar essa porra…..Ivete Sangalo na madruga…

    https://www.youtube.com/watch?v=f5RIPEoL3NA

    Cadê Dalila/Levada Louca/Tô na Rua- Ivete no Reveillon enchanté 2010

    • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:02

      Particulamente gosto de Cadê Dalila

      https://www.youtube.com/watch?v=H0AnW2ySZ4o

      • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:06

        Procurando Dalila?

      • Mari 13/05/2018 at 01:13

        hahaha o começo do video é ótimo!

    • Mari 13/05/2018 at 01:11

      kkkkk

      Boa, a Ivete canta muito!

      • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:12

        https://www.youtube.com/watch?v=iydklPDJhCU

        Ivete Sangalo – O Doce (Acústico Em Trancoso)

        • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:15

          Acústico? Trancoso? Eu devo ser uma besta.

          • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:17

            Como assim???? Não entendi nada o seu comentário…

            • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:20

              Mega show. Não acho que seja acústico. Só meu mal humor.

              • Mari 13/05/2018 at 01:21

                Realmente mega show! 🙂

              • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:21

                Mau humor

          • Mari 13/05/2018 at 01:17

            A danada canta bem e é bonita!

            Mulher de sorte.

            • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:27

              Fofoqueiros estimam a fortuna dessa mulher em 600 kk.

              • Mari 13/05/2018 at 01:39

                Hãn?

                O.O

                Maravilha!

                Tomara que ela tenha juízo.

                • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:43

                  Ainda mais com 3 filhos…rs

                  • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:44

                    Ela é espetacular.

                  • Mari 13/05/2018 at 02:06

                    kkkk

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:04

    Meus bons amigos

    https://youtu.be/1yeXA2eJjUo

    • Mari 13/05/2018 at 01:18

      Like, Formiga!

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:20

    PapiranteSalg 11/05/2018 at 16:26
    Como Mourão pode blindar Bolsonaro?

    “Até agora, a maior novidade estratégica da campanha eleitoral vem dos militares. Simbolicamente, a Caserna manda o recado de que não vai tolerar uma sabotagem programada contra a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro. Embora o Exército, como instituição, não apóie o “Capitão”, os Generais já comentam, nos bastidores, que a Força Terrestre não verá com bons olhos que o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal Superior Eleitoral tentem impedir que Bolsonaro dispute a sucessão temerária de 2018.

    Qual o significado político-tático de os Generais Mourão, Paulo Assis e do Brigadeiro Átima Maia terem se filiado ao PRTB – presidido por Levy Fidélix? A interpretação básica é que os militares, em sua estratégia de “aproximações sucessivas”, claramente se antecipam a eventuais golpes institucionais pela via da judicialização. Além de entender a importância da participação direta e legítima na atividade legislativa, com a militância da “reserva-ativa”, os estrategistas nas Forças Armadas querem impedir, neutralizar e agir, antecipadamente, contra novos ataques na guerra ideológica de comunicação que tenta desmoralizá-los politicamente.

    A filiação de Hamilton Mourão ao PRTB é encarada como um recado. O militar já avisou que é candidato a Presidente – só que do Clube Militar. Publicamente, o General já avisou que não pretende concorrer ao Palácio do Planalto no pleito de 2018. No entanto, Mourão deixou a porta escancarada para, eventualmente, ser candidato a vice em dobradinha com Jair Bolsonaro – que desponta na dianteira das “enquetes eleitoreiras” (vulgarmente chamadas de “pesquisas”). Mourão seria a blindagem perfeita para Bolsonaro – antes da eleição e na eventual vitória.

    O primeiro recado é que, se Bolsonaro sofrer um golpe do Mecanismo e ficar impedido de concorrer à Presidência, o General Mourão é o “plano B”. “Pesquisas” informais já indicam que o nome de Mourão teria até mais força eleitoral que o “mito” abertamente apoiado por ele. Seria quase impossível negar que Mourão seria automaticamente apoiado pelas Forças Armadas – amadas ou não pela mídia de canhota. Além disse, caso venha mesmo como vice do Bolsonaro, quem teria a coragem de, eventualmente, tentar um impeachment do Presidente, tendo Mourão como “substituto eventual”? ”

    http://www.alertatotal.net/2018/05/como-mourao-pode-blindar-bolsonaro.html

    ReplyLinkQuote

    DRN 11/05/2018 at 16:28
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Façam um quadro:

    “Além disse, caso venha mesmo como vice do Bolsonaro, quem teria a coragem de, eventualmente, tentar um impeachment do Presidente, tendo Mourão como “substituto eventual”?”
    ———————————————————

    HAUHAUAHAUHAUHAUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHA

    Perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!! Como Maduro fez botando Diosdado Cabello como vice, ele é pior que Maduro…Mourão seria a garantia do Bolso….LINDO!!!!!!!!!!

    • Mari 13/05/2018 at 01:24

      Papirante sempre mitando, e DRN mandou bem demais 🙂

  • Mari 13/05/2018 at 01:37

    Marisa Monte – Ilusão (Ilusion)

    https://www.youtube.com/watch?v=KAZKbQAp0b4

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:45

    Ivete cantou Llorando si fue

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 01:49
    • Mari 13/05/2018 at 02:03

      Bela música tb.

      Essa tb é uma excelente cantora e bonita, mais ao estilo da Marisa Monte né…

      A Ivete é mais povão acho rs

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 01:56
    • Mari 13/05/2018 at 02:05

      Eita kkk

      • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:07

        Não foi eu que comecei.

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 02:07

    MOMENTO SAUDOSISMO

    https://www.youtube.com/watch?v=I1cJnN-o7vU

    Banda Eva – Beleza Rara

    • Mari 13/05/2018 at 02:09

      A Ivete é outra que deve ser alta tb, a bicha é bonita com força, rosto perfeito, corpão…

      E ainda com uma voz dessas.

      Caramba, isso é que é nascer com sorte hehe

      E a Vanessa tb, parece alta, e tb é bela.

      Todas sortudas.

      • trouxa bananense 13/05/2018 at 02:10
        • Mari 13/05/2018 at 02:16

          Outra excelente voz kkkk

          • Mari 13/05/2018 at 02:18

            Ops, era pra música que Formiga postou.

            • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:20

              Eita, que o vinho é Santa Helena.

              • Mari 13/05/2018 at 02:24

                Estou de leve, bebendo cerveja Império.

                O preço foi bom e eu não tenho frescura tipo tem que ser Heineken kkk

                • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:25

                  Baco curtiu.

                  • Mari 13/05/2018 at 02:27

                    ?

                    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:53

                      deus grego do vinho

                    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:54

                      Ou da diversão, sei lá se é romano

                    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:55

                      Dos excessos

                    • Mari 13/05/2018 at 02:56

                      Ah tá kkkk

      • trouxa bananense 13/05/2018 at 02:12

        Sim, Deus deu excesso de sorte e qualidade pra essas moças.

        • Mari 13/05/2018 at 02:13

          Pois é, agora cadê a sorte de cantores?

          kkkkk

          Meh

          • Mari 13/05/2018 at 02:14

            Nem cantor bom tem, nessa leva aí.

            🙁

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:10

    Pelo direito da inclusão.

    https://youtu.be/pdNHfnnNvV8

    • Mari 13/05/2018 at 02:17

      kkkkk

      Tá inclusa, perigas a voz ser tão ou mais potente que a Ivete.

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:22

    AXÉDM. o.O

  • Mari 13/05/2018 at 02:26

    Papiso, o que vai ter de almoço para a Dona Formiga hj?

    Vc sempre comenta que faz churras.

    E hj, o que vai fazer aí no Formigueiro?

    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:27

      Picanha.

      • Mari 13/05/2018 at 02:34

        Eu copiei o Pandeiro e fui almoçar com Mommy e irmã que veio de sp, numa churrascaria.

        Chama Bandeirantes, simplona, beira da Anhanguera.

        Fui no sábado pq hj vai estar tudo lotado.

        Hj minha irmã que vai fazer o almoço, finalmente hehe

        • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:39

          Parente só os dentes, e de vez em quando, mordem a gente.

          • Mari 13/05/2018 at 02:43

            Nem diga, sempre sobra para mim.

            Bem, ao menos ela vai pra cozinha hj 🙂

            • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:51

              Otimista.

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:41
    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:42

      Aché, não passará. cacete

      • Mari 13/05/2018 at 02:45

        Maravilhosa!

        Roger Taylor foi lindo, hj tá só o caramelo rs

        • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:50

          Tenho um amigo fã do Beto Guedes. Um dia reclamei com ele, ela não lança nem um música nova. Ele me disse, precisa?

          • Mari 13/05/2018 at 02:55

            Hãnnnnn???

            Boiei total, Magda atacou aqui rs

            • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:00

              Eles envelhecem e morrem, como nós. As músicas deles os tornam eternos. Nós seremos esquecidos. Elvis, Raul etc.

              • Mari 13/05/2018 at 03:11

                Ah sim, as músicas dele são ótimas, nem precisa lançar mais nada para a gente, que gosta kkk

                Agora entendi 😛

          • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:56

            Ele.

  • Mari 13/05/2018 at 02:54

    Queen – Radio Ga Ga (Official Video)

    https://www.youtube.com/watch?v=azdwsXLmrHE

    • Formiga atomica 13/05/2018 at 02:57

      Programação normal.

      • Mari 13/05/2018 at 02:58

        Tá Ok!

        Vou de Queen ainda!

        • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:02

          Madagascar Olodum. Você não quer ouvir não?

          • Mari 13/05/2018 at 03:13

            Nem…kkkk

            Assim tá bom!

  • Mari 13/05/2018 at 02:59

    Queen – Somebody To Love (Official Video)

    https://www.youtube.com/watch?v=kijpcUv-b8M

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:11

    Se o contador está certo, Last.

    • Mari 13/05/2018 at 03:14

      Tem dois no velocímetro, eu e vc.

  • trouxa bananense 13/05/2018 at 03:13

    TCHAU POVO
    Boa Noite!!!!!!!!!!!!!

    • Mari 13/05/2018 at 03:16

      Achei que tinha ido já…sumiu.

      Tchau kkkk

      Boa noite e bom domingo aí pra vc, sua Mommy e família! 🙂

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:17

    Aceito sugestões de músicas.

    • Mari 13/05/2018 at 03:20

      Lamúrias?

  • Mari 13/05/2018 at 03:19

    Papiso, vou postar essa e mais duas!

    Vc já postou, mas vai aqui a oficial deles.

    Queen – Who Wants To Live Forever (Official Video)

    https://www.youtube.com/watch?v=_Jtpf8N5IDE

    • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:21

      Quem quer cozinhar pra sempre. O.o

      • Mari 13/05/2018 at 03:23

        kkkkkkkkkk

  • Mari 13/05/2018 at 03:22

    Vai aqui uma lamúria.

    Queen – Love Of My Life (Official Video)

    https://www.youtube.com/watch?v=sUJkCXE4sAA

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:32
    • Mari 13/05/2018 at 03:34

      Aí sim!

      Se tiver com animo, dá para postar mais umas 3 kkk

      • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:37

        Eu gosto de você. Mas tenho que reconhecer que você é uma má influência.

        • Mari 13/05/2018 at 03:42

          Ah?

          Sirvo de desculpa para o Sr. madrugar é?

          Toma essa.

          O MINEIRO NAO FAZ FEIO ZICO & ZECA

          https://www.youtube.com/watch?v=MpkGQmhP1Zo

          • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:46

            Eu fico tentando ouvir outras músicas

            • Mari 13/05/2018 at 03:47

              kkkkk

              Tenta, e acaba voltando nessas.

              • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:49

                Vou conseguir.

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:38
    • Mari 13/05/2018 at 03:44

      Essa é uma saideira de respeito.

      • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:47

        Aqui o Sol não apareceu

  • Mari 13/05/2018 at 03:46

    Cabelo de Trança com Tonico e Tinoco

    https://www.youtube.com/watch?v=T_zbtiHM-nE

  • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:52

    Mulher maravilha

    https://youtu.be/rCd2Z8pvIzM

    • Mari 13/05/2018 at 03:56

      kkkk

      Esse video é muito bom!

  • Mari 13/05/2018 at 03:55

    Zico e Zeca – CAPELINHA DO CHICO MINEIRO

    https://www.youtube.com/watch?v=0gI6Vyi9g1E

    • Formiga atomica 13/05/2018 at 03:59

      Zico e Zeca. Copiado

  • Mari 13/05/2018 at 04:04

    Papiso, vai aqui a saideira.

    O Barnabé adora 🙂

    Falando nele, bem que podia ser um cantor, falta voz bonita como a dele no mercado musical.

    Deus não dá asas pra cobra, ele desperdiça um talento nato. o.O

    Fazer o que né?

    Bom almoço de domingo de dia das mães aí no Formigueiro!

    Obrigada pela companhia!

    Beto Guedes – Tudo Em Você [Ao Vivo] (LP/1987)

    https://www.youtube.com/watch?v=MF5L7Nllau0

    • Formiga atomica 13/05/2018 at 04:22

      Boa noite.

  • Neco 13/05/2018 at 07:19

    Bom dia povo lindo.

    11 graus aqui, mas com sol brilhando. Curitiba esta nesta base também.

    Feliz dia das mães a todas as mamães.

  • Neco 13/05/2018 at 07:27

    Tai uma ideia que gostei, deveria ser importada, para o bananense aprender a passar no momento certo:
    http://gizmodo.uol.com.br/atravessar-rua-hora-errada-jatos-agua-china/

  • Neco 13/05/2018 at 07:29
  • Steve Harris Bolhista 13/05/2018 at 08:41

    – É melhor JAIR se acostumando!
    . Via Eduardo Bolsonaro

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1067034956778823&id=211857482296579

  • Steve Harris Bolhista 13/05/2018 at 08:42

    – UFC/224 – Rio/RJ – 12/maio.
    – Aqui o Brasil vence por nocaute.

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1066975403451445&id=211857482296579

  • Jr 13/05/2018 at 09:06
  • Impedimenta 13/05/2018 at 09:06

    Revelamdo o golpi

    • selíaco 13/05/2018 at 09:10

      Morra

  • galt 13/05/2018 at 09:11
  • PBR 13/05/2018 at 09:21

    Grandecupincha
    Prezados, bom dia!
    Olavo tem razão.
    Ele, além de falar que quase todo esquerdista é psicopata, faz referência às pessoas que seguem essa ideologia mas não tem a psicopatia.
    Ele os chama de “Repetidores Histéricos”, ou algo que o valha (faz muito tempo que li isso).
    Repetidores histéricos porquê eles imitam os comportamentos dos líderes comunistas.
    Apontam “machismo!” (por exemplo) para determinado comportamento, sem nunca achar nem parar para pensar se aquele comportamento acusado é, de fato, machismo.
    Gritam “fui vítima!” sem nunca terem refletido se foram, mesmo, vítimas.
    Fazem isso pois o grupo em que se encontram age dessa forma, assim imitando os seus líderes!
    O psicopata é diferente: nas situações acima, ele imita completamente as emoções de quem está sendo vítima, mas ao contrário do repetidor histérico, o psicopata sabe que não está sendo vítima de coisa nenhuma.
    O psicopata sabe que está mentindo, além de ser um ótimo mentiroso, mas faz isso tendo em vista um resultado (como falei, a propagação da Agenda).
    O repetidor histérico já confunde tudo, segue o grupo e efetivamente acha que é vítima, pois afinal é o que o grupo lhe orientou como correto e, embora em seu íntimo ele não se sinta vítima, racionalmente ele se acredite enquanto vítima (diferente do psicopata).
    Exemplo do OC: Higino é psicopata. FHC também. Já o moleque que pixa Mula Livre no muro provavelmente acredite nisso e seja um mero repetidor.
    O que leva pessoas a serem repetidoras (e, assim, comunistas)?
    Olavo diz que a grande força nesse movimento é a sensação de se sentir parte de um grupo, protegido e aceito pelo mesmo.
    Concordo.
    O que OC deixou de dizer, e é minha opinião, é que além dessa questão da aceitação, que é por assim dizer uma questão defensiva, há uma questão ofensiva, na vantagem que o comuno-progressismo oferece de SUPERIORIDADR MORAL de seus membros.
    É como um certificado de superioridade que vc ganha ao ser progressista.
    Assim o movimento joga com a insegurança, com a arrogância e vazio existencial dessa gente (coisa que eles mesmo fomentaram), não dando-lhe um afago, mas sim dando-lhes um palanque para destilar como são bons e superiores aos demais humanos.

    Porra cupincha, tu tem que ler os livros do OC. Aliás, todo o mundo deveria. Os livros dele são infinitamente melhores do que as aulas, vídeos, artigos etc… E é assim que tem que ser mesmo, afinal, o livro é o produto último do trabalho do filósofo.

    Quanto ao assunto em questão, no Imbecil Coletivo tem um capítulo que trata exatamente do assunto que tu abordou: a superioridade moral que a esquerda acha que tem. É um pouco extenso, mas segue abaixo para que todos conheçam.

    NA ÉPOCA DO IMPEACHMENT de Collor, os Relatórios da gestão
    Graciliano Ramos na Prefeitura de Palmeira dos Índios —
    inseridos no volume Viventes das Alagoas e reeditados agora
    em volume independente97 — foram muitas vezes citados para
    lembrar ao público, em contraste com a indecência presidencial,
    um exemplo clássico de probidade administrativa, adornado,
    ademais, de um dos mais belos estilos literários da língua portuguesa98.
    A lição edificante, porém, trazia nas entrelinhas uma
    mensagem política enviesada: Graciliano não comparecia ali
    apenas como administrador impecável e artista sem mácula,
    mas como um emblema da superioridade moral da esquerda.
    Sua figura ajudava a conferir à luta contra a corrupção a subtonalidade
    ideológica desejada, sem a qual a campanha moralista arriscava produzir o mais temível dos resultados: levar ao poder
    um punhado de direitistas honestos. A imagem de Graciliano foi
    levantada para exorcizar esse fantasma.
    O exemplo, no entanto, impressionava antes pela raridade.
    A direita, fértil em corruptos célebres, possui também em sua
    galeria de antepassados emblemáticos uma coleção notável de
    governantes íntegros, como por exemplo o marechal Castelo
    Branco, incapaz de usar o dinheiro do governo para comprar
    sequer um envelope de aspirina, ou Pedro II, governando durante
    quarenta anos desde dentro de um mesmo terno surrado. Mais
    à direita ainda, não se encontrará a menor mancha na reputação
    administrativa de Salazar, de Marcelo Caetano ou de Francisco
    Franco. Mas a vida de todos os grandes líderes comunistas, sem
    exceção, é uma história escabrosa. Karl Marx teve com a empregada
    um filho que, em prol da decência burguesa, jamais foi
    admitido à mesa da família. Lênin começou sua carreira vendendo
    a Rússia à Alemanha em troca de um trem blindado.
    Stálin custeava orgias com o dinheiro público, e Mao Tsé-tung,
    como se revelou há pouco, comia até os guardinhas do Palácio
    — entrando, literalmente, para os anais da Revolução. Luís
    Carlos Prestes, Robin Hood ao contrário, roubou do Terceiro
    Mundo para dar ao Comintern; e, no governo João Goulart,
    quando os comunistas proclamavam estar no poder, o amigo do
    presidente não era o trapalhão P. C. Farias, mas um gênio do
    tráfico de influência, Tião Maia, que após a queda de seu protetor
    comprou a vigésima parte do território da Austrália, onde é
    hoje a quarta maior fortuna do país. Quando lhe perguntam
    “Como?”, ele responde: “O Banco do Brasil foi uma mãe para
    mim.”99
    Com esses antecedentes, não é de espantar que, na hora de
    revirar o mapa-múndi em busca de exemplares de governantes
    esquerdistas honestos, só se conseguisse encontrar um na
    Prefeitura de uma cidadezinha do interior de Alagoas. E era o
    mais atípico dos prefeitos, sem similares no Brasil ou no
    mundo. Apesar disso tudo, o exemplo foi persuasivo, ao menos para
    aquela parcela do público que já estava convicta da superiorida-
    de moral das esquerdas. Convicções desse tipo ficam em geral
    subentendidas e inexpressas, não só porque assim se disseminam
    de maneira mais fácil por contágio subconsciente, mas
    porque, se confessadas em voz alta, transformam-se, no ato, em
    episódios de humorismo involuntário. É o que ocorre por exemplo
    neste parágrafo do falecido — e, independentemente de suas
    crenças políticas, muito querido — publicitário Carlito Maia:
    “A direita não tem ideologia alguma, a não ser a cupidez,
    a ganância, a sede de lucro, a completa ausência de
    ética no trato com terceiros, quer nos negócios que faz,
    quer na política que julga fazer, quer na vida; em tudo o
    que envolve direitistas há, invariavelmente, a mais absoluta
    falta de escrúpulos sob a capa da honestidade.”100
    Poucos intelectuais esquerdistas teriam a candura de exibir
    assim seus sentimentos mais profundos, que em geral reservam
    para as conversas informais num círculo íntimo, protegidas pela
    cumplicidade afetiva que exclui, por um acordo tácito, a interferência
    de todo olhar crítico. Mas nesse parágrafo há toda uma
    criteriologia moral subjacente, que devemos conhecer se quisermos
    chegar à compreensão de como pessoas de elevada
    cultura e em seu juízo perfeito são capazes de nutrir crenças tão
    obviamente contrárias aos fatos.
    Pois os fatos, para a mente educada nos cânones do marxismo,
    são apenas a espuma ilusória que encobre as estruturas
    profundas: o mundo real não é o de todos os dias, onde vemos
    agitarem-se personagens de carne e osso, mas aquele que está
    por trás e onde o enredo é protagonizado por atores invisíveis,
    denominados Causas da História. É nesse etéreo pano-de-fundo
    — similar, sob mais de um aspecto, ao mundo platônico das
    Idéias — que se desenrola a verdadeira luta entre o Bem e o
    Mal, da qual as ações humanas não são mais que uma enganosa
    aparência exterior. Logo, os atos bons podem ser maus, se
    favorecem ainda que involuntariamente a causa do Bem, e viceversa.
    Daí que, para a mentalidade marxista, a bondade e a
    maldade já não sejam aquelas qualidades ambíguas e flutuantes
    que vemos aparecer e desaparecer nas circunstâncias mais
    imprevistas, mas sim atributos essenciais e permanentes, cola-
    dos de uma vez para sempre em determinados grupos humanos,
    independentemente da qualidade dos atos concretos dos indiví-
    duos que os compõem: o homem de esquerda é bom, ainda que
    trapaceie, minta, roube e mate; o da direita é mau, mesmo ao
    salvar um mosquito que se afoga. O critério de julgamento aí já
    não está na escala dos atos e intenções individuais, mas no da
    oportunidade histórica pela qual um ato, qualquer que seja sua
    motivação subjetiva, favorece ou desfavorece a causa da esquerda:
    por mais imoral que isto pareça aos demais seres humanos,
    o marxista não vê nada de mais em julgar um ato antes por
    suas conseqüências acidentais do que pela sua natureza e pela
    sua intenção.
    É ilusório pensar que um cérebro humano, tendo absorvido
    esse critério, pode livrar-se dele da noite para o dia, mediante
    simples ato público de abjuração. Uma vez aprendido, ele se
    incrusta nas estruturas profundas da mente, marcando com sua
    tonalidade característica as subcorrentes emocionais, e continua
    a determinar as reações e julgamentos, como um hábito automatizado
    e tornado inconsciente, muito tempo depois de seu portador
    ter rejeitado formalmente o marxismo. Ninguém se livra de
    um complexo com a facilidade de quem devolve uma carteirinha
    de clube. Convido, pois, os marxistas arrependidos, abundantes
    neste país, a acompanhar estes meus esboços de psicaná-
    lise ideológica:
    Para a tradição marxista, o indivíduo humano não é o sujeito
    da História e por isto não é nem mesmo, em última instância, o
    autor de seus atos. Através de suas ações e palavras quem age é
    “a classe” — aristocracia, burguesia, proletariado. Acreditando
    decidir e atuar por si, o indivíduo é apenas o fantoche movido
    pela ideologia da classe. Ele não precisa aprová-la, nem mesmo
    conhecê-la: a ideologia é uma espécie de Id sociológico que
    salta por cima das suas intenções conscientes e o faz defender
    seus privilégios de classe mesmo ele quando imagina estar
    fazendo precisamente o contrário. Karl Marx substancializa o
    coletivo abstrato — “a classe” — na mesma medida em que
    dessubstancializa o sujeito de carne e osso. “Concreta”, para ele,
    é a classe: o indivíduo é abstrato, malgrado as aparências de
    unidade corpórea com que a biologia nos engana. Marx não
    nega ao indivíduo toda autonomia: mas a franja de decisão que
    resta ao pobre fantoche é romper com a ideologia burguesa e
    aderir à do proletariado. Só o burguês, é claro, tem esse privilé-
    gio: ao proletário resta apenas endossar o discurso da sua pró-pria classe ou evadir-se da realidade. A liberdade, segundo a
    máxima de Engels, consiste em reconhecer a necessidade.
    Tudo isso, é claro, é puro confusionismo. Se o burguês pode
    aderir à ideologia do proletariado, é porque a posição de classe
    não determina efetivamente a ideologia do sujeito, mas apenas a
    sugere, deixando-o livre para rejeitá-la. O indivíduo fica preso à
    ideologia de classe simplesmente porque quer, e sai dela quando
    quer, como o fizeram Marx e Engels, filhos rebeldes da burguesia.
    O curso da Revolução depende, assim, menos do determinismo
    ideológico do que do arbítrio pessoal de uns quantos
    burgueses apóstatas, como se vê pelo fato de que nenhum sujeito
    de origem proletária liderou jamais uma revolução proletá-
    ria. Que o nosso Partido dos Trabalhadores seja portanto composto
    menos de trabalhadores que de uma elite burguesa —
    como o revelou uma pesquisa recente —, não faz dele exceção
    nenhuma, e sim uma prova a mais da falácia da teoria marxista
    da ideologia. Desmentida por sua própria contradição interna e
    pelos fatos, essa teoria ainda é no entanto aceita como um pressuposto
    inabalável pela massa de cientistas sociais esquerdistas,
    porque as tentativas de justificar teoricamente uma certa margem
    de ação para a consciência individual, exigida pela realidade
    dos fatos, encontram, no quadro conceptual do marxismo,
    dificuldades lógicas intransponíveis.
    .
    A ideologia, na verdade, não age, tanto quanto não age a
    classe: quem age é o indivíduo, usando a ideologia — burguesa
    ou proletária, segundo sua livre escolha — como um instrumento
    retórico de autojustificação, que será persuasivo para o público
    que tenha aderido de antemão ( e com igual liberdade ) à
    mesma ideologia, mas não para os adeptos da ideologia contrá-
    ria. “Classe” aí já não significa uma posição econômica objetiva,
    mas a receptividade virtual a um determinado discurso, que,
    uma vez adotado, se tornará retroativamente explicação e causa
    de si mesmo. Daí o fenômeno, de outro modo incompreensível,
    da não-coincidência entre classes sociais e blocos ideológicos,
    da qual a composição sócio-econômica da liderança comunista
    mundial é o exemplo mais flagrante. Ora, admitir que o pretexto
    retórico seja o autor dos atos, e que o sujeito humano seja um
    mero fantoche nas mãos do pretexto, é endossar a mais formidável
    tentativa já empreendida por um pensador para provar que
    os rabos abanam os cachorros. A teoria da ideologia é um disfarce,
    um “vestido de idéias”, Ideenkleid, para usar o termo de Karl Marx, a encobrir a terrível realidade da liberdade humana.
    Mas, desprovida de qualquer valor científico, a teoria da
    ideologia possui ainda um apelo retórico formidável, principalmente
    por seus efeitos na esfera da moralidade. Esse efeito
    consiste, sumariamente, nisto: transformando o rabo em sujeito
    ativo dos atos do cão, ela confunde e inverte o senso da responsabilidade.
    Funcionando menos como agente livre do que como
    instrumento da classe, o indivíduo humano já não responde
    fundamentalmente por seus atos pessoais voluntários, mas pela
    classe a que pertence: o sujeito é mau não por ter feito isto ou
    aquilo, mas por ser um burguês. Para complicar as coisas, “classe”
    aí tem um sentido ambíguo: pode significar uma posição
    econômica ou uma afinidade ideológica, entre as quais, como se
    viu acima, não existe vínculo. Assim, na justiça revolucionária,
    um homem pode ser condenado não só pelos atos coletivos e
    impessoais da classe a que pertence ( mesmo sem ter deles o
    mínimo conhecimento ), mas pelos de uma outra classe qualquer,
    caso suas idéias coincidam com a ideologia que, nominalmente,
    o tribunal a ela atribui.
    A ética daí resultante é tortuosa e perversa até à alucinação.
    Em primeiro lugar, ela revoga a conexão universalmente admitida
    entre autoria e culpa: o indivíduo não é mais julgado como
    agente autônomo e criador de seus próprios atos, mas como
    “representante” de uma força impessoal — a classe. Como
    corolário, fica também abolido o liame entre culpa e intenção: a
    intenção subjetiva de um ato importa menos do que o resultado
    acidental; e, como a ideologia de classe é o verdadeiro sujeito
    por trás dos atos humano, qualquer ato que, mesmo por acaso e
    a contragosto do seu agente, favoreça uma determinada ideologia,
    será explicado retroativamente como produto dela. Foi
    assim que a justiça soviética condenou Boris Pasternak: seus
    poemas apolíticos, por serem apolíticos, desviavam os leitores
    do interesse pela luta proletária; logo, favoreciam a burguesia,
    por menos que Pasternak houvesse intencionado
    conscientemente este resultado; logo, eram produtos da
    ideologia burguesa; logo, Pasternak era um agente dessa ideologia e culpado
    pelos crimes atribuídos à burguesia.
    É um erro trágico pensar que essa monstruosidade moral foi
    sepultada junto com a URSS: a atribuição de culpa mediante
    identificação ideológica é ainda hoje a forma de raciocínio
    moral praticada com mais freqüência pelos intelectuais de esquerda,
    mesmo por aqueles que se declaram libertos de toda
    influência marxista. A recente ilusão em que caiu a esquerda
    nacional, de poder usar o combate à corrupção como um meio
    de desferir um golpe mortal na classe dominante, só se explica
    pela crença dos nossos intelectuais na identidade entre a burguesia
    e o mal. Se nem de longe lhes passou pela cabeça a
    hipótese de que a campanha moralista, ainda que carregada de
    intenções ideológicas de esquerda, pudesse fortalecer a classe
    dominante, como de fato fortaleceu, foi porque julgaram, a
    priori, que o domínio de classe é intrinsecamente desonesto e
    que portanto combater a desonestidade é combater o domínio de
    classe. Mas não é. O capitalismo não é mais imoral do que o
    socialismo, não somente de facto, mas mesmo em tese: a idéia
    de que o funcionalismo público tenha uma virtude moral intrínseca
    que o torna superior ao empresariado — ou mesmo de que
    seja mais fácil fiscalizar uma gigantesca burocracia estatal do
    que as empresas privadas — é uma das mais extravagantes que
    já passaram pelo cérebro humano; e, no Brasil, ela é de uma
    comicidade irresistível. É claro que os novos apóstolos da moralidade não seguiram
    a receita marxista antiga e ortodoxa, mas introduziram nela uma
    nuança que é típica da mentalidade esquerdista posterior ao fim
    da Guerra Fria: a mistura do critério de inculpação ideológica
    com a retórica “burguesa” da responsabilidade e da culpa individuais.
    É esta mistura que dá ao discurso “ético” da esquerda
    mais recente o seu pathos característico, tão diverso da fria
    neutralidade moral do marxismo clássico.
    Pois o pressuposto da superioridade moral nem sempre foi
    um traço característico da ideologia esquerdista. Karl Marx, em
    pessoa, tinha o maior desprezo pela abordagem moralística da
    luta política, e são eloqüentes as páginas que dedicou ao desmascaramento
    de todo idealismo “ético” no movimento socialista. Lênin compartilhava esse desprezo, porém, mais preocupado
    do que seu antecessor com o lado prático imediato da luta
    pelo poder, reconhecia o valor tático do discurso moralista:
    recomendava mesmo que os militantes incentivassem a corrup-
    ção para em seguida poder condená-la como um vício inerente
    ao capitalismo. Comprar consciências, fomentar o contrabando,
    disseminar a prostituição e o consumo de drogas e, last not
    least, vender apoio a uma nação estrangeira em guerra com a
    Rússia, foram alguns dos expedientes de que Lênin se serviu
    para mostrar ao mundo a maldade intrínseca do regime burguês.
    Do discurso moralista, no entanto, o leninismo só explorou
    o lado negativo: a condenação do mal. Uma alegação positiva
    de superioridade, a identificação descarada do movimento
    comunista com a decência e a bondade, só veio mesmo com
    Stálin. Fundada na observação de que as massas trabalhadoras
    são menos sensíveis à denúncia dos horrores do capitalismo do
    que ao apelo do sentimentalismo, a propaganda stalinista enfatizou
    valores como a generosidade, a solidariedade e a paz, passando
    para um discreto segundo plano as denúncias apocalípticas
    e as ameaças truculentas. Ao mesmo tempo, sempre falando
    manso, Stálin mandou exterminar, em guerras de ocupação e em
    campos de prisioneiros, uma população que ele mesmo, em
    amena conversa com Churchill, avaliou em 60 milhões de pessoas.

    Stálin foi também, e por essas mesmas razões, o primeiro
    líder comunista que soube usar sistematicamente o apoio dos
    intelectuais. Lênin não queria saber de conversa com intelectuais,
    a não ser quando inscritos no partido, fiéis e disciplinados.
    Stálin compreendeu que, para fins de propaganda, mais valia
    uma multidão de simpatizantes do que um punhado de militantes.
    Foi na sua época que o Comintern criou uma série de novas
    categorias que abriam o leque das alianças possíveis para abranger,
    no seio generoso do movimento comunista, todo uma
    variada fauna de hóspedes e colaboradores informais: o “companheiro
    de viagem”, o “amante da paz”, o “intelectual progressista”
    e até mesmo o “burguês progressista”. Para angariar as
    simpatias da intelectualidade mundial, o Comintern gastou
    fortunas em traduções, em revistas literárias, em congressos de
    escritores com viagens pagas, em fundações culturais, em exposições,
    em concursos, em bolsas de estudo e residência e em
    todas as formas possíveis de bajulação.
    Ao ampliar o leque das simpatias, o governo soviético não
    podia ter, é claro, a ilusão de inscrever toda a massa mundial de intelectuais nas fileiras do Partido e doutriná-los para que repetissem
    a doutrina ortodoxa. Sabia que teria de contentar-se com
    uma retórica muito geral e diluída, capaz de atingir pessoas das
    mais variadas classes, grupos e correntes. Daí que, abdicando de
    toda rigidez ortodoxa, a propaganda soviética passasse a aplaudir
    como saudável manifestação anti-imperialista até mesmo o
    discurso moralista mais caracteristicamente pequeno-burguês,
    que a velha ortodoxia condenava. Foi dessa conjunção de circunstâncias
    que se originou a mistura esquisitíssima de maquiavelismo
    revolucionário e moralismo santarrão que constitui o
    discurso característico da esquerda mundial desde o fim da II
    Guerra, e que entre nós é ecoado, ainda hoje, por toda a ala
    esquerdista das campanhas contra a corrupção. Que esse discurso
    tenha podido sobreviver à morte de Stálin, à revelação de
    todos os horrores do regime soviético, à queda do Muro de
    Berlim e ao fim da URSS, é sinal de como foi profunda, na
    intelectualidade mundial, a penetração da propaganda stalinista.
    Foi assim que a Nova Esquerda, jurando sepultar o cadáver de
    Stálin, na verdade o exumou para entronizá-lo no panteão das
    divindades ideológicas imortais. Capaz de sobreviver-se a si
    mesmo e de continuar agindo pela boca daqueles mesmo que
    crêem abominá-lo, o discurso stalinista mostrou ser uma das
    principais correntes formadoras da cultura do século XX: Stálin
    pas mort.
    Por engenhosa que fosse, a cooptação de intelectuais às
    vezes não funcionava, é claro: André Gide voltou de sua Voyage
    en URSS dizendo que lá não encontrara grande coisa; e Arthur
    Koestler, embora chegasse a ser recrutado como agente,
    não resistiu a ver e contar toda sorte de misérias produzidas pelo
    novo regime. Mas, no geral, dava bons resultados: e a prova foi
    a onda mundial de insultos que a intelectualidade fez desabar
    sobre Gide e Koestler. Uma outra prova da eficácia do programa
    soviético de sedução dos intelectuais temos aqui entre nós. E
    ela nos vem logo de quem? Do incorruptível prefeito de Palmeira
    dos Índios.
    Habituado aos maus tratos, inflexível ante gritos e ameaças,
    sereno e sem ódio em face do algoz, Graciliano não resistiu à
    lisonja e à paparicação: ao voltar da URSS, aonde fora como
    convidado de honra do governo comunista, produziu essa obraprima
    de puxa-saquismo circunspecto que é Viagem ( 1954,
    publicação póstuma ).
    A obra mostra como a arte do romancista, que cria uma
    verdade humana com fatos inventados, pode também construir uma impressão fictícia com pedaços de verdade. Mas não penso
    que Graciliano tivesse aí a intenção de ludibriar. Ao redigi-la,
    ele já estava roído pela velhice e pela doença, que inclinam o
    mais rijo dos homens a apegar-se a ilusões reconfortantes,
    sobretudo após uma vida inteira gasta na contemplação da
    miséria e da sordidez. No seu derradeiro livro, o sertanejo durão
    entrega-se sem pudor a todas as consolações da falsa consciência.

    O livro não chegou a ser completado, mas seu plano geral é
    bastante visível: apresentar uma narrativa sóbria, minuciosa e
    precisa nos detalhes, da qual o esplendor do socialismo brotasse
    naturalmente, sem precisar ser declarado. Não se poderia esperar
    menos do grande narrador, que vincava um personagem para
    sempre com dois verbos e nenhum adjetivo. Posto a serviço da
    propaganda soviética, o famoso “estilo seco” de Graciliano
    fazia o que podia para dar credibilidade, por exemplo, à idéia de
    que o jovem Stálin fora expulso do seminário por ter elevados
    interesses espirituais, e de que as estátuas e fotografias do ditador,
    com que o governo cobrira a URSS inteira, eram uma
    homenagem popular espontânea a que o grande homem se
    curvava a contragosto, por mera compaixão. O autor ilustrava
    ainda uma diferença essencial entre o capitalismo e o socialismo,
    ao informar-nos que na URSS “a polícia, em vez de nos
    prender, como é natural, tenta auxiliar-nos se cometemos uma
    infração inadvertidamente”; e mais adiante, numa súbita embriaguez
    “de sentimentos bons” infundidos em sua alma pela visão
    de uma placa em homenagem a John Reed, um escritor comunista
    norte-americano, admitia generosamente ser “perigoso
    entregar-nos a generalizações feitas à pressa. Nem toda a gente
    na América deseja aniquilar a humanidade”. Forçado a esse
    ponto, o estilo sóbrio, que tanto admiramos em Vidas Secas e
    em Memórias do Cárcere, transformava-se em afetação de
    simploriedade, involuntariamente irônica. Talvez não fosse
    afetação; talvez fosse mesmo deslumbramento de caipira. Mas
    como distinguir entre mentira e ilusão na névoa obscura de uma
    consciência falseada?
    Em todo o livro, não há uma palavra sequer sobre prisões
    políticas, censura à imprensa, internações forçadas de dissidentes
    em hospitais psiquiátricos, tortura física e psicológica, espionagem
    interna, esquadrões médicos especializados em lavagem
    cerebral e extorsão de confissões — sobre tudo aquilo que
    constituía a differentia specifica definidora do regime soviético.
    Em contraste, há uma profusão de detalhes acidentais, com queo autor cria uma atmosfera realística destinada a encobrir e a
    substituir o essencial. Por toda parte rostos corados e sorridentes,
    simpatia, cultura, beleza, que, deslocados de todo contexto
    etnológico e montados — com a técnica de Eisenstein — em
    contraponto com visões da indústria pujante e da administração
    moderna, já não surgem propriamente como virtudes de um
    povo, e sim de um regime. Aí percebemos que a intenção declarada
    de “ser objetivo, não derramar-me em elogios… não revelar-me
    parcial em demasia” era apenas uma receita estilística —
    aliás a mesma de sempre, em Graciliano —, e não tinha a mais
    remota ligação com o conteúdo da mensagem, laudatório até à
    demência.
    Mas, caindo como um reagente no caldo do verbalismo
    brasileiro, tradicionalmente incapaz de captar o abismo entre
    palavra e idéia, o livro parece ter funcionado exatamente no
    sentido pretendido pelos anfitriões. Não deparando ali a verbosidade
    ostensiva do apologista vulgar ( como se fosse possível
    encontrá-la em Graciliano! ), e confundindo estilo sóbrio com
    visão objetiva, a crítica endossou as palavras do editor, segundo
    o qual o livro descrevia a terra do socialismo “conscienciosamente,
    honestamente, sem quaisquer chantagens sentimentais
    ou políticas”102
    .
    Até hoje não se fez um estudo abrangente a respeito, mas a
    profundidade da marca deixada pela propaganda soviética na
    mentalidade da intelligentzia mundial é comparável à de um
    complexo inconsciente, à de uma neurose — que meu falecido
    amigo Juan Alfredo César Müller, um gênio da psicologia,
    definiu como “uma mentira esquecida na qual você ainda acredita”.
    O fato de que em plena década de 90 a figura de Graciliano
    ainda possa representar para efeitos publicitários a síntese
    supostamente essencial e indissolúvel de esquerdismo e honestidade
    mostra até que ponto a mentira esquecida continua ativa,
    e que ela funciona tanto mais quanto mais implícita e discreta.
    Se todos os intelectuais da esquerda tivessem a franqueza de
    Carlito Maia, todos já teriam abandonado o rançoso legado da
    ideologia marxista, exatamente como em psicanálise o complexo,
    uma vez manifestado em palavras, já está a um passo de
    dissolver-se num insight fulminante.

  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)